TOP 3

28 de outubro de 2016 10:31

Em sua primeira temporada fora do país, o atacante Biro Biro, do Shanghai Shenxin, está concorrendo ao prêmio de melhor jogador do Campeonato Chinês da Segunda Divisão, que terminou no último final de semana. Ele tem como adversários o brasileiro Luis Fabiano e o chinês Sun Ke, do campeão Tianjin Quanjian.

Apesar de sua equipe ter terminado apenas na nona colocação, Biro Biro brilhou e terminou como vice-artilheiro do campeonato, com 18 gols, atrás apenas de Luis Fabiano (22). Ele contribuiu também com sete assistências. O Shanghai Shenxin, por sinal, teve o segundo melhor ataque da competição (54 gols), atrás apenas do campeão (61).

O prêmio de melhor jogador do Campeonato Chinês da Segunda Divisão (conhecido por lá como League One) é dado pela própria Federação Chinesa de Futebol e será pelo voto popular – a votação está sendo feita por meio de um aplicativo na China e se encerra no próximo dia 3, quinta-feira.

– Foi uma experiência muito diferente para mim. Estou com apenas 21 anos e sair do Brasil para jogar num outro país com uma cultura totalmente diferente, estilo de jogo… Mas graças a Deus tudo correu muito bem. Consegui me adaptar bem, tive o apoio da direção do clube e fiz grandes jogos. A torcida gritava meu nome. Foi muito legal – afirmou Biro Biro.

Rebaixado no ano passado, o Shanghai Shenxin passou grande parte da temporada brigando na parte de baixo da tabela, mas o clube conseguiu uma grande reação depois da chegada do também brasileiro Davi, meia ex-Coritiba, que marcou nove gols. Biro Biro também teve o auxílio do nigeriano Daniel Chima, que fez 11 gols.

– A vinda do Davi no meio do campeonato foi fundamental. Tivemos alguns problemas na defesa, mas nosso ataque funcionou muito bem. Esse foi o grande motivo para não termos chegado mais longe no campeonato, essa falta de equilíbrio. De qualquer maneira, serviu como aprendizado para nos fortalecermos para a próxima temporada – avaliou o camisa 10.

Outra curiosidade é que o Shanghai Shenxin venceu os dois jogos que fez contra o campeão Tianjin Quanjian, que tem os brasileiros Luis Fabiano, Geuvânio (que marcou nove gols) e Jadson (autor de seis gols) em seu elenco. No primeiro jogo, o Tianjin ainda era dirigido por Vanderlei Luxemburgo. A partir de junho, o italiano Fabio Cannavaro assumiu o time.

A Segunda Divisão do Campeonato Chinês ganhou muita repercussão depois da contratação de atletas brasileiros e também de grandes nomes fora das quatro linhas. Além de Luxemburgo e Cannavaro, o ex-craque holandês Clarence Seedorf comandou o Shenzhen FC a partir de julho, mas sua equipe terminou apenas na décima colocação, enquanto o italiano Ciro Ferrara, ex-Juventus, treinou o Wuhan Zall.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *